Premiação da Secretaria de Economia reconheceu nove iniciativas voltadas à transformação digital, governança e inteligência artificial
O Governo do Distrito Federal (GDF) premiou, nesta segunda-feira (20), as melhores soluções tecnológicas desenvolvidas por servidores e gestores públicos durante o 1º Prêmio TechGov-DF 2025. A iniciativa, promovida pela Secretaria de Economia (Seec), por meio da Secretaria Executiva de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic), tem como objetivo valorizar projetos inovadores que fortalecem a transformação digital e aprimoram a eficiência na administração pública.
Instituído pela Portaria nº 739, publicada no Diário Oficial do DF, o Reconhecimento Profissional TechGov-DF 2025 contemplou nove projetos de tecnologia da informação e comunicação (TIC) já implementados no governo.
“Buscamos, com essa premiação, valorizar e referendar o trabalho dos servidores que, com criatividade e comprometimento, vêm contribuindo para uma gestão mais moderna, transparente e eficiente”, destacou o secretário-executivo da Setic/Seec, Wisney Oliveira. “Os projetos vencedores mostram que a transformação digital já é uma realidade no governo. São soluções criadas por servidores comprometidos em aproximar o Estado do cidadão, tornando os serviços mais acessíveis e eficazes”, acrescentou.
Seleção dos vencedores
A premiação foi dividida em três categorias: Transformação Digital, Governança Digital e Inteligência Artificial. “O TechGov-DF 2025 é a prova de que investir em tecnologia é investir na qualidade de vida da população. Reconhecer esses projetos é essencial para consolidar o Distrito Federal como referência em gestão pública inovadora”, avaliou o secretário de Economia, Daniel Izaias de Carvalho, que fez questão de conhecer e acompanhar as entregas dos nove selecionados (três por categoria).
Na categoria Transformação Digital, o primeiro lugar foi conquistado por Vilton Gonzaga, da Secretaria de Governo (Segov/DF), com o projeto “Administração Regional Digital 24h (ADM 24H)”. O secretário de Governo, José Humberto Pires, também celebrou a conquista: “Esse prêmio reconhece o esforço de modernização do governo. O Administração 24 Horas aproxima o cidadão do poder público, reduz prazos de resposta e reforça o compromisso do governador Ibaneis em oferecer soluções rápidas, econômicas e transparentes.”
Na categoria Governança Digital, o vencedor foi Percilio Júnior, do Serviço de Limpeza Urbana (SLU/DF), com o projeto “Sistema de Gestão Integrada”.
Já na categoria Inteligência Artificial, o destaque foi Marineusa Aparecida Bueno, da Secretaria de Saúde (SES/DF), com o projeto “SAMia – Serviço de Assistência em Saúde Mental com uso de Inteligência Artificial”.
Segurança pública
O secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar, também comemorou a premiação dos projetos “Hefesto 190/193”, segundo colocado na categoria Transformação Digital, e “Hefesto Alertas”, terceiro lugar na categoria Inteligência Artificial.
“Ser reconhecido em duas categorias é motivo de grande orgulho para todos nós. É resultado do empenho e da competência das equipes técnicas da SSP-DF, que têm transformado a segurança pública do Distrito Federal com inovação, inteligência e integração”, afirmou.
Ao final do evento, os nove vencedores apresentaram seus sistemas ao público, demonstrando, na prática, como as iniciativas premiadas vêm contribuindo para a modernização dos serviços públicos no DF.
MEU GDF
Realizado nas instalações da Escola de Governo (Egov), o TechGov-DF 2025 reuniu especialistas, gestores e servidores em uma programação que incluiu palestras, painéis e apresentações de casos de sucesso.
Os participantes puderam debater temas atuais como inteligência artificial, governança digital e cibersegurança, com destaque para as palestras “A experiência do TCDF com uso da Inteligência Artificial”, “Governança Digital no DF – avanços e desafios” e “Cibersegurança colaborativa – MISP e a cooperação digital no governo”.
Durante o encontro, também foi lançado o aplicativo MeuGDF, desenvolvido pela Setic, que reúne em uma única plataforma diversos serviços internos voltados aos servidores do GDF. O app oferece acesso à Identidade Funcional Digital, contracheques, informações sobre férias e abonos, além da abertura de chamados para serviços de tecnologia e infraestrutura predial. A ferramenta promete simplificar processos e personalizar a experiência de cada usuário, de acordo com seu perfil funcional.
Conheça os demais premiados!
Categoria – Transformação Digital
3º Lugar – Servidor, Rodrigo Moreira Freitas, Da Secretaria De Estado De Desenvolvimento Social Do Distrito Federal (Sedes/Df), Pelo Projeto “Sistema Integrado De Desenvolvimento Social”;
2º Lugar – Servidor, Gustavo Ferreira Tarragó, Da Secretaria De Estado De Segurança Pública Do Distrito Federal (Ssp/Df), Pelo Projeto “Hefesto 190/193 – A Transformação Digital Do Atendimento De Emergência No Df”;
1º Lugar – Servidor, Vilton Pires Gonzaga, Da Secretaria De Estado De Governo Do Distrito Federal (Segov/Df), Pelo Projeto “Administração Regional Digital 24h (Adm24h)”.
Categoria – Governança Digital
3º Lugar – Servidora, Melissa Cruz, Da Companhia De Saneamento Ambiental Do Distrito Federal (Caesb/Df), Pelo Projeto “Caesb Data Driven: Cultura, Governança E Inteligência Para Decisão Estratégica”;
2º Lugar – Servidor, Cristiano Cleidson Lima, Da Secretaria De Estado De Saúde Do Distrito Federal (Ses/Df), Pelo Projeto “Painel De Monitoramento De Informações Gerenciais Da Atenção Ambulatorial Especializada (Aae) Da Região De Saúde Oeste”;
1º Lugar – Servidor, Percilio Eugenio Junior, Serviço De Limpeza Urbana Do Distrito Federal (Slu/Df), Pelo Projeto “Sistema De Gestão Integrada – Sgi”.
Categoria Inteligência Artificial
3º Lugar – Servidor, Gustavo Ferreira Tarragó, Da Secretaria De Estado De Segurança Pública Do Distrito Federal (Ssp/Df), Pelo Projeto “Hefesto Alertas – Inteligência Artificial Na Identificação De Foragidos No Df”;
2º Lugar – Servidora, Nayara Santos De Matos, Da Secretaria De Estado De Educação Do Distrito Federal (See/Df), Pelo Projeto “Transformando Dados Em Ação: Análise Personalizada Das Avaliações Externas Para As Escolas Da Rede Pública De Ensino Do Gama/Df”;
1º Lugar – Servidora, Marineusa Aparecida Bueno, Da Secretaria De Saúde Do Distrito Federal (Ses/Df), Pelo Projeto “Samia – Serviço De Assistência Em Saúde Mental Com Uso De Inteligência Artificial”.
CGTIC